VARIOS TIPOS  DE ÁCIDOS E SEUS BENEÍCIOS PARA A PELE
 
Eles podem ser utilizados na rotina de skincare para tratar diferentes problemas

 

 

Atualmente, no mercado de skincare, existem diversos tipos de ácidos que oferecem diversos benefícios para a pele. Há uma infinita gama de produtos para tratar acne, hiperpigmentação, melasma,  engrossamento da pele,  ressecamento, linhas finas e outros problemas de pele. Por isso, abaixo, conheça alguns dos ácidos mais populares!

Vamos ter uma visão farmacêutica dos diversos ácidos, seus beneficios e cuidados necessário para obter o melhor do produto para cada um dos problemas de pele.

Vamos entender  um a um os ácidos  seus  benefíios e cuidados  para que possa fazer a melhor escolha.

Não esquecendo que aqueles mais potentes,  é por bem que tenha indicação e/ou acompanhamento de um profissional que possa orientar.

 

Não saia comprando tudo que encontra  pois pode ser que não tenha benefícios por não ser o produto ou a composição  adequados para o seu caso.

Procure orientação de profissionais habiliitados,  farmacêuticos e médicos.

 

Os ácidos mais gentis, aqueles que não desmacam, não agridem, porém em concentração adequada  traz  muitos benefícos.  Em  baixa concentração pode não trazer resultado bom ou  talvez nenhum.

Os mais sensibilizadores ou  descamativos não devem ser utilizados sem prescrição profissional.

 

IMAGENS FRASCOS AMBAR ACIDOS (2).jpg

PRINCIPAIS ÁCIDOS E SEUS BENEFÍCIOS

 
Ácido Hialurônico

O mais gentil  e suave dos ácidos, não tem ação abrasiva nem descamativa,  podem ser usados  em qualquer tipo de pele, desde as mais jovens até as mais maduras, peles claras ou de fototipo mais alto como as peles negras. Não é perigoso à exposisão de luz ou sol, porque não  é fotosensível.   Por ser um ácido produzido pelo nosso corpo e estar   presente na pele desde o nascimento, não apresenta qualquer agressão ou alergia a pele. É  o  ácido que dá lulinosidade e aspecto jovem a pele,  mas, com o passar dos anos, envelhecimentos e agressões a pele, tem  sua produção diminuidada gradativamente, e por isso acontece o envelhecimento da pele, as rugas e falta de luminosidade. Exite em gel de reticulações  variadas onde é utilizados como preenchedores  e como tratamento de perda de volume,  e correções de  desarmonia facial e corporal. Como cosméticos  é utilizado em Leite de Limpeza Serum e Loção seus benefícios são vários, em resumo ele é capaz de reter água, e apresanta alto poder hidratante e  preenchedor. O uso continuado das formulas cosméticas tem um grau de absorção subcutânea que  proporcionam rejuvenescimento de pele prevenindo flacidez, formação de rugas e poros abertos, fatores esses que deixam envelhimento na pele.

 
Ácido Mandélico

O Ácido Mandélico é um AHA amplamente conhecido e usado na skincare para clareamento de manchas, tratamento de acne, estímulo à produção de colágeno e renovação da pele. Com propriedades esfoliantes, esse ácido, derivado das amêndoas amargas, pertence à mesma família dos ácidos glicólico, lático e cítrico e é frequentemente recomendado para pessoas com pele sensível ou propensas a reações alérgicas por ser um ácido suave, de ótima tolerância por esses tipos de peles. São várias as utilizações e benefícios desse ácido.

Acne: possui a capacidade de penetrar e desobstruir poros e graças a sua ação antibacteriana também ajuda a reduzir a inflamação, diminuindo assim a incidência de cravos e espinhas.

Esfoliantes:  auxilia a esfoliar a camada superficial da pele, removendo assim células mortas e promovendo a renovação celular, melhorando a textura da pele, suavizando linhas finas, rugas e promovendo uma pele radiante e saudável. 

Manchas: m possui propriedades clareadoras, podendo ser eficaz no tratamento de hiperpigmentação, manchas escuras, sardas e outros problemas que envolvem a produção exacerbada de melanina. 

Colágeno: o seu  uso regular  estímula a produção do colágeno na pele, contribuindo para uma pele mais firme e com menos rugas ao longo dos anos.  

Tolerância: uma das maiores vantagens  é, sem sombra de dúvidas, a sua suavidade quando comparado com outros alfa hidroxiácidos. Sendo assim ele se torna uma opção super viável para pessoas de pele sensível, já que é menos provável que cause irritação ou vermelhidão.

Fotossensibilidade: um  fator altamente importânte desse ácido é não apresentar risco quanto a exposição de luz e sol, pois não é fotossensivel.

A recomedação de protetor solar Fator de proteção 30+ é  para o trtamento diário da pele, mas esse ácido não apresenta risco de efeito rebote.

 
Ácido Azelaico 

Com ação uniformizadora, é uma opção terapêutica que pode ser usada inclusive em grávidas para prevenir, melhorar e controlar o melasma, 

neste caso,  com orientação médica.  É um ácido que  age nos melanócitos ,  células que produzem a melanina, interrompendo essa atividade e seu desenvolvimento. É um ativo que não age no pigmento normal da pele, e sim apenas quando há excesso de pigmentação, inibindo a enzima tirosinase, que atua e estimula o processo de produção de melanina.  Podem ser utilizados na face e no corpo, 

 

Ácido Retinóico

O retinol, depois de ser absorvido pela pele, se transforma em ácido retinóico. Apesar de não ter ação uniformizadora direta, é um ácido que age no processo de renovação celular, fazendo com que as células cheguem oxigenadas e nutridas até a superfície da pele. O ácido retinoico   Por esse efeito de renovação,  pode ser usado associado a outras substâncias uniformizadoras, com o benefício de eliminar as manchas e discromia. Os ácidos retinóicos são liberados para peles claras, morenas  ou negras, mas,  precisa de cuidados com esposição ao sol, pois são fotossensíveis. É necessário  sempre fazer uso de protetor solar com fator de proteção 30+.

 
Ácido Glicólico

Por ter forte característica esfoliante, ele quebra e diminui a adesão entre as células da primeira camada da pele, é um facilitador de entrada  para que   outras  substâncias de tratamento e ácidos despigmentadores  penetre com mais facilidade na área tratada. Por isso, ele pode ser um complemento para atuar contra  melasma resistente e peles com engrossamento,  atuando  na  diminuição da espessura da pele e facilitando  o trabalho de substâncias uniformizadoras.

 
Ácido Kójico

Ótimos para regiões de muito sol e epóca de verão, também  durante a gravidez,. Esse é um  ácido  derivado de várias espécies fúngicas e é considerado extremamente importante para o tratamento de melasma e outras manchas. Ele é um potente despigmentante natural e inibe a

ação da tirosinase, a enzima que estimula a produção da melanina. Pode ser usado  de forma simultânea  com vários outros ativos clareadores

para potencializar e complementar os resultados.

 

Ácido ascórbico

A famosa Vitamina C,  o mais conheido e famoso  antioxidante, Na aplicação tópica ou pela ou através da alimentação  com frutas e legumes citricoss e ácidos ou ainda através de suplementação oral ou intramiscular, Esse ácido  ajuda na uniformiza o tom de pele e ação anti radicais livres.  Tem ações importantes na  inibição da  tirosinase e tem efeito protetor da radiação UV , as quais  desencadeiam a produção de pigmentos na pele. É um ativo bastante volátil e  instável  quando em contato com a luz, oxigênio e calor.  Em sendo assim para o uso cosmético  tem melhor benefício  efetivos as fórmulas que  são  embaladas em   nanocápsulas pois essas  mante a estabilidade da vitamina C.

 
Ácido fítico

Substância presente em cereais , mais  especificamente  no arroz,  na aveia e no germe de trigo. Neste ativo encontra-se um mecanismo  de ação semelhante ao da vitamina C.  Os ácidos fíticos têm como  ação bloquear  a  tirosinase, desta forma age uniformizando as hiperpigmentações a medio  e longo prazo , a depender do nivel de escuressimeno do melasma e também do tom da pele a ser tratada . É um ácido seguro e de atividade progressiva, cujo beneficios é lento mas eficiente.

 
Ácido Lático

O ácido lático é o alfa-hidroxiácido  que é suave  e não desmaca nem agride a pele. Promove uma esfoliação química superficial que mantém a pele iluminada e renovada, enquanto tem alto poder hidratante, conferindo maciez e firmeza. Esse sérum de rápida absorção é um cuidado noturno  para peles sensíveis, secas e que nunca experimentaram uso de outro  alfa-hidroxiácidos ou que nunca tenha usado ácido esfoliante e quer um produto suave.

 

Ácido Salicílico

Muito utilizados em peles oleosas  com ou sem  tendência à acne.  é um ácido que  esfolia gentilmente, ajuda no equilíbrio da oleosidade e controla o tamanho dos poros.  Caso faça uso deste ácido é preciso refoçar  o uso de protetor solar, escolha os do tipo free  oil  (toque seco e sem presença oleosa),  é um ácido fotossensível e pode ocorrer  manchas de pele se houver exposição solar sem a devida proteção.  Aténção redobrada à peles sensíveis também, já que componentes da fórmula podem irritar ainda mais a superfície da pele. É um ácido que precisa  seguir a orientação de profissionais habilitados para a escolha da dose correta para cada caso.

 

 

 

 

Acido Hialuronico.jpg
Frasco Ambar 50 ml.jpg
LEITE DE LIMPEZA    

 

 

Leite  de Limpeza Hidratante com Ácido Hialurônico  é uma solução inovadora e foi cuidadosamente formulada com o propósito de  um único produto  para retirar maquiagem e promover a  higienização facial com  eficiencia  e já iniciando a  hidratação  que é proporcionada pelo ácido hialurônico, resultando em uma pele limpa, hidratada,  já preparando para a hidratação com o serum ou loção com Ácido Hialurônico.

 

É possivel obter muito benefícios de produtos manipulados, mas esses também precisa ter a prescrição e acompanhamento de um profissional habilitado.

Não saia comprando tudo que encontra  pois pode ser que não tenha benefícios por não ser o produto ou a composição  adequados para o seu caso.

Os ácidos mais gentis, aqueles que não desmacam, não agridem, em concentração adequada pode trazer muitos benefícos, em baixa concentração não vão dar resultado bom, talvez nenhum. Os mais sensibilizadores ou  descamativos não devem ser utilizados sem indicação.

 

 

Venha Descobrir as Maravilhas do Ácido Hialurônico

 

o Ácido Hialurônico promove a hidratação dos tecidos e, por isso, tê-lo em nossa rotina de cuidados é muito importante.   Um leite de limpeza com Ácido Hialurônico  limpa a maquiagem ja tratando a pele, complementado por um ácido em serum ou loção vai deixar sua pele firme e hidratada de uma maneira  eficiênte e que agrega muito valor ao seu custo benefício.

 

Essa substância consegue reter água, cerca de mil vezes o seu peso, conseguindo assim um enorme potencial hidratante para a pele. Através desse poder de absorção tão grande, o Ácido Hialurônico 

 

Quais as Vantagens do Ácido Hialurônico

 

O Ácido Hialurônico p ajuda a manter a sustentação e a hidratação da pele, evitando a flacidez, as linhas e sinais de expressão, preenchendo e mantendo a pele hidratada, viçosa e revitalizada. Por ser um componente natural do nosso organismo essa substância não é rejeitada pela pele, nem estimula alergia.

Apesar de ser identificado como ácido, nao descama, não causa alergia,  e não deixa a pele sensível, ao contrario torna a pele mais forte e resistente.

Pela sua reologia e peso molecular, o Ácido Hialuronico tem permaeação subcutãnea, que além de tratar e ofeecer os inumeros benefícios acima ciado, ainda faz um estimulo a maior produção de colageno natural.

Seu uso continuado vai mostrar mais viço e luminosidade na pele.

O ácido puro traz mais benefícios do que quando  misturado a outros produtos, por isso nossos produtos são formulados com ácidos puros.

 

Todos os nossos produtos são formulados com ácido puro.

 

Nina Marina FAchinetto

Farmacêutica 

Pós Graduada em Farmácia Estética

CRF-DF 584770

 

 

 

 

 

 

Frasco Ambar 50 ml.jpg
SÉRUM ÁCIDO HIALORÔNICO PURO    

 

 

O sérum com Ácido Hialurônico ajuda a manter a sustentação e a hidratação da sua pele. Este produto de skincare evita a flacidez, previne o aparecimento de linhas finas e sinais de expressão, preenchendo e mantendo a pele hidratada, viçosa e revitalizada.

 

O uso diário do ácido hialurónico é ideal para a tua pele.  Não só pode ser usado todos os dias, como pode ser usado duas vezes por dia. Ao longo do tempo, ajudará a manter a hidratação da tua pele.

Esse  é um ácido muito gentil que só faz bem a pele, não descama, não fragiliza, não deixa vermelhidão,  se for um ácido puro não causa alergia, pois não contém substância abrasiva.

 

 

ÁCIDO MANDÉLICO

 

 

O ácido mandélico é um AHA amplamente conhecido e usado na skincare para clareamento de manchas, tratamento de acne, estímulo à produção de colágeno e renovação da pele. Com propriedades esfoliantes, esse ácido, derivado das amêndoas amargas, pertence à mesma família dos ácidos glicólico, lático e cítrico e é frequentemente recomendado para pessoas com pele sensível ou propensas a reações alérgicas por ser um ácido suave, de ótima tolerância por esses tipos de peles. Potencializa o clareamento da pele, é um esfoliante universal e excelente opção de tratamento no verão, por não reagir ao sol.

 

Em Que Casos Usar o Ácido Mandélico

 

  • Acne: o ácido mandélico possui a capacidade de penetrar e desobstruir poros e graças a sua ação antibacteriana também ajuda a reduzir a inflamação, diminuindo assim a incidência de cravos e espinhas.
  • Esfoliantes: o Ácido mandélico auxilia a esfoliar a camada superficial da pele, removendo assim células mortas e promovendo a renovação celular, melhorando a textura da pele, suavizando linhas finas, rugas e promovendo uma pele radiante e saudável. 
  • Manchas: esse ácido também possui propriedades clareadoras, podendo ser eficaz no tratamento de hiperpigmentação, manchas escuras, sardas e outros problemas que envolvem a produção exacerbada de melanina. 
  • Colágeno: o uso regular do ácido mandélico está ligado ao estímulo da produção do colágeno na pele, contribuindo para uma pele mais firme e com menos rugas ao longo dos anos.  
  • Rejuvenescimento de Mãos, colo e Pescoço:  Pelo seu  efeito clareador, estimulador de  colageno  e  tratamento de rugas finas  é um bom procuto para uso de mãos, pescoço e colo.
  • Tolerância: uma das maiores vantagens do ácido mandélico é, sem sombra de dúvidas, a sua suavidade quando comparado com outros alfa hidroxiácidos. Sendo assim ele se torna uma opção super viável para pessoas de pele sensível, já que é menos provável que cause irritação ou vermelhidão.
  • Frequência de Uso: Pode ter uso diário, sendo que na primeira semana de uso alterna dia sim, dia não,  depois pode usar contante, se sentir a pele mais fragil,  use alternado por um mês, para então fazer uso diário.

 

Quais os benefícios do ácido mandélico para o rosto?

O Ácido mandélico é essencial para você que tem problemas com acne, já que ele possui ação antibacteriana, ajudando a reduzir as inflamações nas espinhas, além de prevenir e tratar manchas de acne. Também promove uma renovação celular na camada mais superficial da pele, auxiliando na uniformização da textura, um problema bem comum em pessoas que sofrem com acne, também contribui para a produção do colágeno, estimulando uma pele mais firme e com menos linhas finas e rugas e conta ainda com a alta tolerância de vários tipos de pele, inclusive as mais sensíveis.

 

 

 

Colaboração 

Nina Marina Fachinetto

Farmacêutica

Pós em Farmácia Estética

 

Frasco Ambar 50 ml.jpg
Cuidados  Importantes no Uso do Ácido Mandélico
  • Sempre aplique o  sérum desse ácido na pele limpa e seca.
  • Sempre leia as instruções do profissional e veja as orientações do produto adquirido.
  • Tomaar cuidado se usa outros acidos,  não misture o uso, Se usar outros acidos respeite o intervalo recomendado, na  dúvida consulte um profissional  da área.
  • Em Geral o uso desse produto é apenas noturno. Embora, ele não tenha ação fotosensível, ou seja, não mancha com o sol. É recomendado o uso de protetor solar por precaução.
  • Protetor solar é lei enquanto usar esse ácido. Usar um bom protetor solar até mesmo nos dias mais nublados é altamente recomendado mesmo sem estar fazendo uso desse ácido. 

 

Tempo de Observar os Efeitos do  Ácido Mandélico

 

Os efeitos aparecem após 30 dias de uso. 

Lembrando que só se pode medir o benefício se for usado corretamente

 

PESQUISAS MOSTRAM QUE APÓS 30 DIAS DE USO:  84% dos usuários notaram diminuição da oleosidade da pele. 81% dos usuários notaram efeito clareador. 83% dos usuários sentiram melhora na uniformização da espessura da pele.

 

 

Colaboração 

Nina Marina Fachinetto

Farmacêutica

Pós em Farmácia Estética

 

UM POUCO DO NOSSO ESPAÇO  
Recepção Capilar e Cia foto 2.jpg
linha.png